Eleições em Lisboa e a Promoção do Uso da Bicicleta

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) entregou a todos os candidatos no início de Junho um documento com várias propostas concretas para promoção do uso da bicicleta em Lisboa.

Conheça as propostas já divulgadas por alguns candidatos. 

Com as eleições autárquicas de Lisboa a aproximarem-se, e apenas a menos de um mês de acontecerem (realizar-se-ão a 15 de Julho), esta é a altura em que se espera que todos os candidatos dos diversos partidos estejam especialmente preocupados em corresponder às solicitações e expectativas dos eleitores munícipes que, em Julho, os elegerão. Este contexto é, pois, ideal para escrever aos candidatos a Lisboa e pedir-lhes que assumam a promoção do uso da bicicleta como um compromisso político e eleitoral verdadeiramente importante e que esclareçam exactamente que medidas concretas pretendem tomar neste sentido.  

Por favor, escreva aos candidatos a Lisboa e faça notar que, como eleitor/a, o seu voto poderá, em boa medida, depender do que um candidato afirme querer fazer para promover o uso da bicicleta enquanto Presidente de Câmara Municipal (ou mesmo enquanto Vereador).

Propostas de Telmo Correia (CDS-PP)

“Criação de percursos cicláveis e de estacionamentos de bicicletas;”

Programa Eleitoral
http://www.telmo2007.com/conteudos.php?idConteudo=LISBOA_PROGRAMA

Contacto:
campanha@telmo2007.com


Propostas de Ruben Carvalho (CDU – PCP e Os Verdes)

“Instalar nos contínuos verdes percursos pedonais e vias cicláveis.”

Recomendações já apresentadas na Assembleia Municipal de Lisboa:  

"Parqueamento de bicicletas, em que nomeadamente se recomendava à Câmara que efectuasse as diligência necessárias necessárias, junto dos diversos operadores em particular do ML, da CP e fluviais (Soflusa e Transtejo), no sentido de vir a ser criado um espaço próprio e seguro para estacionamento de bicicletas perto das entradas das suas estações, permitindo assim a sua integração e articulação com os demais modos de transportes na cidade."

"Ciclovias e percursos pedonais, em que se recomendava a efectiva implementação de uma rede de ciclovias associada à estrutura verde de Lisboa, que desse sequência aos estudos já efectuados no âmbito do protocolo de colaboração entre a própria Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia. A rede proposta abrange cinco eixos prioritários: Frente Ribeirinha Algés – Parque das Nações, Terreiro do Paço – Interface do Campo Grande, Alcântara – Jardim Zoológico, Estação da CP de Benfica – Interface do Campo Grande, Jardim Zoológico – Carnide. Propôs-se, também, o estabelecimento de uma rede permanente de circuitos pedonais. "

Contacto:
pcp@pcp.pt
gabinetecdu.lx2007@dorl.pcp.pt




Propostas de António Costa (PS)

“Elaborar-se e iniciar-se a execução de um Plano Ciclável de Lisboa, ligando a ciclovia já existente entre Telheiras/Campo Grande/ Entrecampos, à zona da Baixa e ao Tejo, e ainda a Monsanto e à Alta de Lisboa, Olivais/Parque das Nações/Tejo e Belém/Parque das Nações.”

“Instalação de estruturas de estacionamento para bicicletas junto à entrada de jardins, edifícios públicos, escolas e criação de caixas de paragem para bicicletas nos semáforos.”

“Criação de um projecto-piloto de aluguer de bicicletas municipais (as BicLis).”

“Promover a criação de uma via pedonal e para ciclistas ao longo da Frente Tejo.”

“Criação de uma webpage sobre Mobilidade em Bicicleta na Cidade de Lisboa que permita informar e formar a população para a utilização da bicicleta na cidade (percursos, conselhos de segurança, entrevistas a utilizadores, percursos cicláveis, ciclovias, outra informação prática para potenciais/actuais utilizadores de bicicleta em Lisboa).”

“Utilização da bicicleta pela Polícia Municipal de Lisboa nas zonas urbanas onde tal uso se revele vantajoso.”

Programa Eleitoral:
http://www.unirlisboa.com/pdf/prog_candidatura_13junho07.pdf

Contacto:
candidatura@unirlisboa.com


Propostas de Fernando Negrão (PSD)

“Desenhar uma estrutura Ecológica completa e aberta à continuidade para lá  dos limites do Concelho (equivalente à estrutura rodo-ferroviária), que integre os Espaços Públicos urbanos e uma rede de acessibilidades pedonal e para bicicletas;”

”A cidade de Lisboa precisa de ser devolvida aos cidadãos/munícipes e tal também se traduz na criação de condições para que as deslocações dentro da cidade não se façam exclusivamente em viaturas particulares ou em transportes públicos, mas também a pé e de bicicleta.”

”Disponibilizar gratuitamente bicicletas em zonas com maior utilização;”

”Desenvolver espaços para parqueamento das bicicletas;”

”Criar zonas verdes, equipamentos de lazer e um passeio público equipado com via de ciclo-turismo da Expo até Algés.”

”Assegurar a manutenção da pista de ciclo-turismo existente junto ao Tejo e construir uma nova entre a “Expo” e Algés;”

Programa Eleitoral
http://www.fernandonegrao.net/ficheiros/programa_de_campanha.pdf

Contacto:
psd@psd.pt
eduarda@psd.parlamento.pt


Propostas de José Sá Fernandes (BE)

"O “Plano Verde” de Lisboa, cuja concepção original tanto deve ao Arqtº Ribeiro Teles, concretiza-se na criação de espaços estáveis, de concepção e gestão ecológica, tanto quanto possível regeneráveis, onde se propicie o descanso e o lazer, o passear a pé ou de bicicleta."

"Estabelecer uma rede de percursos lúdicos de peões e de bicicletas."

"Instalação de caminhos ribeirinhos ao longo das margens dos cursos de água, para peões e bicicletas;"

"Percursos de bicicleta e caminhos de peões percorrendo a estrutura ecológica e cultural da cidade e a área edificada."

"Criar uma rede de ciclovias. Lisboa é uma cidade ciclável em 2/3 da sua área. Retirando a zona histórica, conhecida pelas suas colinas, Lisboa apresenta um relevo suave, correspondendo aos requisitos para pedalar com conforto."

"Defendemos a criação urgente de uma Rede Ciclável, constituída pelos Percursos Cicláveis considerados prioritários, numa perspectiva casa-trabalho, casa–escola ou casa-interface de transportes públicos, numa vertente multifuncional do sistema de transportes, em articulação com o Plano Verde de Lisboa e associado a políticas integradas de gestão de tráfego."

"Aprovaremos medidas que conduzam à requalificação de espaço público, permitindo transformar ruas de tráfego automóvel de passagem, em espaços públicos requalificados e arborizados, adequados à coexistência saudável entre automóveis de tráfego local de muito baixa velocidade, peões e ciclistas, aptas para a renovação do comércio de proximidade, tornando o percurso ciclável, não um espaço segregado (pista pintada) mas sim uma valência para renovado e democrático espaço público."

"Defendemos o financiamento da execução e gestão da rede ciclável através de uma percentagem, nunca inferior a 5% do montante utilizado até aqui para a construção de vias; 2% das receitas de estacionamento nos parquímetros nas áreas centrais da cidade; 5% do orçamento destinado a equipamentos desportivos; publicidade associada aos percursos cicláveis; e receitas próprias da utilização das bicicletas municipais."

"No próximo mandato propomos a aprovação de um Plano Ciclável, com regulamento próprio, permitindo a construção e gestão da Rede Ciclável de Lisboa, inserindo-a nos mecanismos de planeamento municipais. Completaremos os percursos cicláveis em projecto e iniciaremos a execução de 75 novos Km, permitindo o funcionamento da cidade em rede."

"Defendemos a criação da uma primeira “Loja da bicicleta de Lisboa”, em articulação com um importante interface de transportes, enquanto infra-estrutura integrada de informação, aluguer e reparação de bicicletas municipais, à semelhança do sistema de gestão integrada de Lyon (França), entre outros, contendo ainda associados um conjunto de espaços que permitam albergar empresas privadas na área da prestação de serviços e na venda, aluguer, reparação e acessórios."

"Promoveremos parques de estacionamento para bicicletas, em locais próximos de interfaces de transportes e principais equipamentos e serviços, e desenvolveremos uma campanha para a utilização em segurança da bicicleta."

"Plano “Anda Lisboa”. A aprovação de um Plano “Anda Lisboa”, que deverá conduzir à criação em todos os bairros e zonas habitacionais do conceito de “Rua Residencial”, ou seja, rua onde a prioridade de circulação é dada totalmente ao peão, em toda a sua extensão, e onde a velocidade máxima de circulação é de 30 km/h para todos os veículos, o que exigirá um plano de requalificação da própria rua, de preferência em articulação com o Plano Verde de Lisboa e com um Plano Ciclável."

Programa Eleitoral
http://www.lisboaegente.net/media/Programa.pdf

Contacto:
josesafernandes@lisboaegente.net




Propostas de Helena Roseta (Independente)

"A frota de autocarros, eléctricos e elevadores deverá permitir o transporte gratuito de bicicletas, cadeiras de bebés e cadeiras de rodas."

"Apoiaremos a abertura das faixas de circulação rodoviária a veículos de duas rodas e a criação de condições de segurança que tornem Lisboa uma cidade amiga da bicicleta, bem como a criação de estacionamento para bicicletas."

Programa Eleitoral
http://www.cidadaosporlisboa.org/documentos/1183291185F6cKY9tj9Ai22DY1.pdf

Contacto:
geral@cidadaosporlisboa.org

 


 

Propostas de Pedro Quartin Graça (MPT)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
mpt@mpt.pt

 


 

Propostas de Carmona Rodrigues (Independente)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
info@lisboacomcarmona.net
sugestoesparalisboa@lisboacomcarmona.net

 


 

Propostas de José Pinto Coelho (PNR)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
lisboa@pnr.pt

 


 

Propostas de Manuel Monteiro (PND)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
info@pnd.pt


 

Propostas de Garcia Pereira (PCTP/MRPP)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
pctp@pctpmrpp.org


 

Propostas de Gonçalo da Câmara Pereira (PPM)

Desconhecidas até ao momento.

Contacto:
geral@ppm.pt
ppm.geral@sapo.pt