Declaração de Berna da ECF
Maior uso da Bicicleta – o seu papel no debate climático e na política de transportes!
A ECF – European Cyclists’ Federation (federação europeia de utilizadores de bicicleta, de que a FPCUB é membro de pleno direito) congrega todas as associações nacionais de ciclistas da Europa, reforçada por organizações similares de outras partes do mundo. Ao todo possui 51 membros, representando mais de meio milhão de cidadãos europeus.
Os membros da ECF reunidos em Berna reconhecem que as mudanças climáticas estão entre as maiores ameaças à civilização humana e juntaram-se para tornarem pública a seguinte declaração:
1. A ECF aplaude o reconhecimento por parte dos parlamentares e responsáveis Europeus da importância da ameaça das alterações climáticas. Aplaudimos o compromisso da Europa para liderar mundialmente a redução das emissões de carbono. E aplaudimos o reconhecimento de que os transportes estão no centro da política para as alterações climáticas.
2. A bicicleta é o mais importante veículo com emissões zero. Portanto a bicicleta deveria ser altamente promovida como um meio efectivo de transporte sustentável. Nós questionamos se o progresso tecnológico e o desenvolvimento de novos combustíveis contribuam, por si só, para o nível necessário de redução de emissões de carbono no sector dos transportes.
3. A posição da ECF é que a utilização da bicicleta deve ser aceite como um igual e muitas vezes preferível modo de transporte. A bicicleta tem que ser incorporada em todas as áreas da política de transportes, assegurando uma fácil combinação com outros modos de transporte (intermodalidade total).
4. A bicicleta tem uma contribuição válida em muitas áreas da política. Isto significa que todos os documentos políticos Europeus relevantes – sobre transportes, alterações climáticas, uso do solo e ordenamento do território, saúde pública e assuntos sociais – devem fazer referências claras e específicas às vantagens da utilização da bicicleta.
5. Convidamos as autoridades Europeias de transporte, a todos os níveis, para que definam imediatamente metas para um crescimento radical dos níveis de utilização da bicicleta e, para que se comprometam imediatamente a investir um mínimo de 10% do orçamento dos em medidas pró-bicicleta.
6. Convidamos a Comissão Europeia a estabelecer sem demoras um posto a tempo inteiro para um Director para a Politica da Bicicleta no seio da Direcção-Geral da Energia e Transportes.
7. A Europa deve estabelecer como prioritário um programa de demonstração de Cidades Amigas da Bicicleta, com suporte financeiro suficiente para assegurar o sucesso na mudança de uma grande percentagem de deslocações em automóvel para deslocações em bicicleta.
8. Existe uma necessidade imediata de expansão e melhoramento das infra-estruturas para o cicloturismo, como a EuroVelo, a rede ciclável Europeia e carruagens para bicicletas nos comboios de longo curso para promover um turismo sustentável e saudável e para ajudar os cidadãos Europeus a descobrir os benefícios da bicicleta.
9. A ECF e os seus membros têm actualmente amplas evidências do potencial de crescimento da utilização da bicicleta, da sua relação custo-eficiência e valor em termos monetários. A implementação tem que começar agora; apelamos também para que seja feito um maior e complementar investimento em investigação sobre a bicicleta que realce ainda mais a base de evidências.
10. A ECF apela a todos os políticos e representantes oficiais reconheçam o importante contributo que a bicicleta pode e deve fazer para parar as alterações climáticas. Pedimos que trabalhem connosco para alcançarmos o seu potencial e garantirmos uma melhor qualidade de vida agora e no futuro.
Assembleia Geral da ECF, Berna, 19 de Maio de 2007
Seguem-se as assinaturas da Declaração de Berna pelas 28 organizações participantes na Assembleia Geral de 2007