Ciclovia na Marginal – OP de Oeiras – Vote na proposta nº7!

A votação do Orçamento Participativo de Oeiras para 2014 está aberta, a Proposta n.º 7 propõe a construção de uma ciclovia na Marginal (N6) no âmbito Orçamento Participativo de Oeiras para 2014.
É necessário registar primeiro, basta ser residente em Portugal e ir ao seguinte link: http://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/registo.aspx e depois votar aqui.
PODE VOTAR 3 VEZES NESTA PROPOSTA!
Proposta 7
Ciclovia na Marginal entre Forte São Julião da Barra e Passeio Marítimo da Cruz Quebrada
O litoral de Oeiras oferece condições paisagísticas únicas na linha de Cascais, com várias localidades de interesse: praias, jardins e os núcleos urbanos de Oeiras, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias.
Propõe-se assim converter a via do lado mar da Estrada Marginal numa ciclovia bidirecional entre o cruzamento do Forte de São Julião da Barra (acesso às praias de Carcavelos e Torre) e o acesso ao passeio marítimo da Cruz Quebrada (frente ao I.S.N. e Escuteiros de Caxias). Uma futura rede ciclável poderá prolongar-se até ao complexo desportivo do Jamor e pela costa até Algés, e ainda sob o túnel até à C. Quebrada.
Propõe-se o lado mar por: 1. Haver menos acessos para automóveis neste lado, sendo mais controlados para evitar situações de conflito, 2. Assegurar acessos diretos às praias, e 3. A ciclovia funcionaria como barreira entre os carros e o passeio, melhorando as condições de segurança dos peões, e a possibilidade de usufruir da paisagem a todos.
Objectivos
Permitir a pessoas de todas as idades pedalar em segurança e conforto até às praias (atualmente só é assegurado aos automobilistas).
Melhorar a oferta de cicloturismo em Oeiras, atividade económica que vale mais de 54 biliões€/ano na UE.
Dinamizar os núcleos históricos, valorizando o comércio local e viabilizando edifícios que estão devolutos.
Aumentar a qualidade de vida: diminuir o tráfego e velocidade, reduzir a insegurança, ruído e poluição junto das praias, hotéis e povoações.
A saída da cidade mantinha-se com 2 vias no sentido Lisboa – Cascais. A conversão da via do lado mar em ciclovia induziria em “evaporação de tráfego automóvel”, como é comprovado em situações semelhantes (ex. Marginal da Praia da Concha, S. Sebastian).
A construção da ciclovia reduziria a necessidade de usar o carro e asseguraria uma forma de mobilidade sustentável que atualmente não está disponível em segurança ou para todos, mesmo que se verifique um grande aumento de bicicletas a circular na N6.
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