Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2007 – Galardoados

A cerimónia pública de entrega da 2ª Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” teve lugar no auditório do Metropolitano de Lisboa a 20 de Setembro, integrada no programa da FPCUB para a Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre os dias 16 e 22, dedicada ao tema “Ruas para as pessoas”. Veja aqui o discurso de Sua Excelência a Secretária de Estado dos Transportes, Eng. Ana Paula Vitorino, com as novidades anunciadas para os utilizadores de bicicleta.

                  

 


A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) decidiu criar, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” como um reconhecimento público do contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e de facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.

No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas as categorias: Autarquias, Comunicação Social, Empresas de Transportes Colectivos e Pessoas Individuais. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

Em 2006 os premiados foram  –  Empresas de Transportes: FERTAGUS; CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto; Autarquias: Câmara Municipal de Aveiro, AMAL – Área Metropolitana do Algarve; Individuais: Crisóstomo Teixeira (ex. presidente da CP); Comunicação Social: Bike Magazine e Inês Boaventura (jornalista do Público).

Mais fotografias do evento na galeria multimédia

 

Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”
GALARDOADOS / 2007

Empresas de Transportes Colectivos

Soflusa – Pela disponibilidade revelada ao permitirem o transporte gratuito de bicicletas nos transportes fluviais. Esta era uma ambição de há muito quer desta Federação, quer dos sócios bem como dos potenciais utilizadores de bicicleta da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Esta abertura é de louvar dado que é também uma forma de promoção da bicicleta como veículo não motorizado e não poluente, dentro dos princípios da complementaridade e integração de modos de transporte. E ainda que não seja intuitiva a relação com a mobilidade as condições agora disponibilizadas aos passageiros são igualmente uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo e lazer na AML.

Transtejo – Pela disponibilidade revelada ao permitirem o transporte gratuito de bicicletas em todos os transportes fluviais. Esta era uma ambição de há muito quer desta Federação, quer dos sócios bem como dos potenciais utilizadores de bicicleta da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Esta abertura é de louvar dado que é também uma forma de promoção da bicicleta como veículo não motorizado e não poluente, dentro dos princípios da complementaridade e integração de modos de transporte. E ainda que não seja intuitiva a relação com a mobilidade as condições agora disponibilizadas aos passageiros são igualmente uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo e lazer na AML.


Comunicação Social

Agências noticiosas
LUSA – Agência de Notícias de Portugal – Pela intervenção na divulgação noticiosa da temática da mobilidade em bicicleta, com a cobertura jornalística de actividades e iniciativas que ocorreram em Portugal ou a transposição de notícias internacionais, assim como por ter proporcionado a recolha de opiniões junto de pessoas com intervenção nesta temática. Considera-se que este trabalho da LUSA tem tido efeito positivo junto da opinião pública bem como de operadores de transportes e de alguns decisores políticos (nomeadamente autarcas), para a criação de condições ou de infra-estruturas para a bicicleta em algumas das principais vilas e cidades do país.

Televisões
SIC – Pela atenção dada por alguns jornalistas do canal ao criarem reportagens oportunas e de grande qualidade sobre a utilização da bicicleta como contributo para uma mobilidade sustentável, divulgando os princípios defendidos por esta Federação na área da mobilidade sustentável, colocando na agenda política esta temática, veiculando informação e contribuindo para uma opinião pública e uma classe decisora (quer autarcas quer gestores de empresas de transporte), mais esclarecida neste âmbito. É de louvar a criação de condições de apoio (chuveiros, etc.) ao grupo de trabalhadores da SIC que se deslocam diariamente para a empresa em bicicleta.


Individualidades

Rui Godinho – Pelo seu empenhamento na formalização do protocolo de cooperação assinado entre a FPCUB e a Câmara Municipal de Lisboa em 2000, enquanto vereador do Ambiente e dos Espaços Verdes; pela implementação e promoção da rede de ciclovias em Monsanto e requalificação de todo o Parque Florestal de Monsanto devolvendo-o aos lisboetas; pela constituição da comissão da Agenda Local XXI bem como pelo planeamento de outros projectos de vias cicláveis para Lisboa, ainda por concretizar.


Frederico Galvão da Silva, Capitão da GNR – Pelo pioneirismo na introdução em Portugal de patrulhas em bicicleta (BTT) em 2002 com o projecto “Ciclo 2000”. Os pelotões de patrulhamento especial em BTT, visando apoiar o patrulhamento tradicional e permitindo um policiamento de proximidade estão também a responder aos desafios da mobilidade sustentável, contribuindo ao mesmo tempo para uma redução de custos a vários níveis, ambientais, económicos e de saúde. Permitem ainda, um acesso fácil e compatível a vias condicionadas ao trânsito automóvel dando também um exemplo positivo aos utentes da via.


João Soares – Pela implementação de condições para a bicicleta na cidade de Lisboa, enquanto presidente da Câmara Municipal, nomeadamente a execução da 1ª fase do plano de vias cicláveis para a cidade no âmbito do protocolo assinado entre a FPCUB e a CML, com a criação da única ciclovia existente – Telheiras – Campo Grande – Entrecampos, assim como a promoção e realização das iniciativas “Dias sem Carros” (considerada uma das mais audaciosas participações com Lisboa a interditar a maior área à circulação automóvel, tendo a cidade funcionado normalmente mas com uma adesão massiva à utilização de transportes público e a meios alternativos como a bicicleta) e “Avenida da Liberdade sem carros ao Domingo”. Marcou a presidência da autarquia pela abertura à recepção de munícipes, e disponibilidade especial para os utilizadores de bicicleta com inúmeras visitas de trabalho a diversos pontos da cidade, fora do normal horário de expediente. Pela visão de uma cidade mais moderna e de futuro.