As concessões actuais dadas para transporte da bicicleta nas carruagens da CP, Fertagus, Transtejo e Soflusa e do Metropolitano de Lisboa foram fruto do lóbi da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e dos seus associados ao longo dos últimos doze anos.
Mais concretamente sobre o Metropolitano de Lisboa já foram solicitados outros períodos de alargamento e facilidades. Por exemplo, a concessão a partir das 19h30; nos períodos intermédios da manhã e da tarde e permitir a utilização a quem utiliza o sentido inverso do grande fluxo de passageiros, consertando horários. A FPCUB tem vindo a solicitar igualmente colocação de calhas nas escadas para o transporte de bicicletas nas estações existentes e em todas as outras que se vierem a construir de raiz. Colocação de estacionamentos de bicicletas em todas as estações.
A última reunião decorreu no final de 2010 e foi-nos afirmado o seguinte:
O Metropolitano deve ser usado essencialmente para transporte de pessoas que a política dos Congéneres Europeus comungam desde princípio. Portanto o Metropolitano de Lisboa irá desenvolver políticas nesse sentido, colocando sempre que possível locais de estacionamento dentro e fora das estações e não está disponível para alargar horários.
A FPCUB apoia e vai divulgar esta petição colocando-se à disposição dos seus mentores para sensibilizar mais uma vez A Metropolitano para a concessão de facilidades para o transporte de bicicletas.